O jornal O Beira-Mar circulou na então chamada "CIL" (Copacabana, Ipanema e Leme) de 1922 a 1946, falando do dia a dia, das belezas e das mazelas do Rio de Janeiro moderno, que não parava de crescer. Suas edições são, hoje, um registro riquíssimo das transformações vividas por Copacabana, seus moradores e visitantes.

   Antes de "O Beira-Mar", o bairro já tinha tido um outro jornal - o "O Copacabana" - que, lançado em 1906, desapareceu 10 anos depois.

   O cd-rom CIRCUITO COPACABANA apresenta uma deliciosa coleção de anúncios ("reclames"), fotografias e pequenas crônicas publicadas em "O Beira-Mar" desde sua primeira edição, em 28 de outubro de 1922 até a de janeiro de 1946. Traz ainda a íntegra do depoimento concedido ao projeto por Gastão Lamounier Junior, proprietário do jornal, cujo acervo impresso doou à Biblioteca Regional de Copacabana.

   O sr. Gastão nasceu no Leme em 9 de agosto de 1918 e, desde então, sempre morou entre o Leme e Copacabana. Sua vida se confunde com a desses bairros, cuja história ele conhece como ninguém. Personagem e participante ativo do quotidiano desses bairros, sobre eles escreveu dois livros: o "Memória do Leme" (1997) e, mais recentemente, o "Lembrando Copacabana" (2001), ambos fartamente ilustrados com imagens de seu acervo pessoal, que hoje conta com mais de 1000 fotografias antigas e cerca de 8000 discos e partituras (contatos pelo telefone: 21-2549-3786).

   Abaixo, você pode ver uma amostra da coleção "O Beira-Mar". Confira no cd-rom CIRCUITO COPACABANA a coleção Beira-Mar e o depoimento completo de sr. Gastão.