O cd-rom CIRCUITO MAUÁ: SAÚDE, GAMBOA E SANTO CRISTO, que aborda os bairros portuários do Rio de Janeiro, foi lançado em junho de 1998, no Centro Cultural José Bonifácio, no bairro da Gamboa, centro de documentação e referência para a cultura negra.

    O Cd-Rom CIRCUITO MAUÁ: SAÚDE, GAMBOA E SANTO CRISTO traz 5 abordagens da região portuária carioca, totalizando mais de 600 páginas de texto, 300 imagens de acervos diversos, 250 fotografias feitas especialmente para o projeto, 18 clipes de vídeo com entrevistas com moradores e personagens do lugar, um depoimento de Aurora Miranda, cantora do elenco da antiga Rádio Mayrink Veiga, 6 vinhetas de abertura de programas da época de ouro da Rádio Nacional (Reporter Esso, Balança-mas-não-cai, O Sombra, Em busca da Felicidade, O direito de Nascer, etc), além da versão integral da música "O Mestre-Sala dos Mares", composta por João Bosco e Aldir Blanc em homenagem a João Cândido, líder negro da Revolta da Chibata, que explodiu no porto do Rio em 1910.

Está dividido em 5 blocos principais:

Navegando pela História - texto-base redigido por Sérgio Lamarão, historiador, autor do livro "Dos Trapiches ao Porto", sobre o porto do Rio de Janeiro. Conta a história dos bairros portuários, no contexto da história da cidade e dos 500 anos da história do Brasil

O Espaço urbano e as Pessoas do Lugar - texto-base de Nina Rabha, arquiteta e ex-administradora da I R.A., autora da tese de mestrado "Resistência e Cristalização no Centro do Rio de Janeiro". Traz também um belo ensaio fotográfico e interessantíssimas entrevistas com moradores da Saúde e dos morros da Conceição, do Livramento e do Pinto..

Folia na Praça Mauá: Rádio Nacional, Boemia e Carnaval - texto-base redigido por Lia Calabre, historiadora, autora de tese de mestrado sobre a história da Radiofonia no Brasil.

Movimentos Sociais no Porto do Rio (1890-1920) - fala sobre as Revoltas da Vacina, da Chibata e da Armada e sobre a formação da classe trabalhadora no Rio. O texto-base foi redigido por Carlos Augusto Addor, historiador e autor do livro "A insurreição anarquista no Rio de Janeiro".

A presença do Negro no bairro da Saúde - A Saúde foi o local onde existiam os mercados de escravos, as "casas de engorda" e toda a infra-estrutura do comércio escravagista nos séculos XVIII e XIX. O texto-base é de Roberto Moura, historiador e cineasta, autor do livro "Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro".

A seção Créditos traz a descrição detalhada de toda a equipe.