Tente pensar em 5 palavras que descrevam Copacabana. Antes de terminar, certamente outras 5 já terão surgido, tão ou mais essenciais que as 5 primeiras. Tente de novo com 50 e, com certeza, outras tantas ficarão de fora.

    Ao longo deste trabalho, fomos nos convencendo da impossibilidade de resumir Copacabana. A Princesinha do Mar é absolutamente plural - por isso mesmo tão singular. Decadente e moderna, inclusiva e perversa, profana e sagrada, soturna e solar, centenária e lindíssima, Copacabana é um caleidoscópio que surpreende, engana e encanta a cada virada de esquina. Essa foi a atmosfera que buscamos levar para o cd-rom CIRCUITO COPACABANA.

   O cd-rom CIRCUITO COPACABANA está dividido nas seguintes seções:

  • O Bonde da História - Uma viagem pelo tempo, de Sacopenapan a Copacabana, em 100 fichas de texto redigidas por Ana Madureira de Pinho.
  • O Espaço Urbano - A construção e a desconstrução do bairro e do mito, em um ensaio redigido por Lílian Fessler Vaz e por Elizabeth Dezouzart Cardoso, ilustrado com fotos de João Bosco M. Machado e antigos anúncios imobiliários, publicados em jornais nos anos 40-50.
  • Saudade - 300 fotos e postais antigos negociadas junto a diversos acervos, 20 fragmentos de filmes das primeiras décadas do século XX e 200 recortes do Jornal "O Beira-Mar", antigo periódico do bairro (ver seção Créditos).
  • Copa hoje - Ensaio fotográfico, com mais de 300 cliques feitos por João Bosco M. Machado e Décio Daniel, especialmente para o Circuito Copacabana.
  • Gente - 30 depoimentos em vídeo de personagens de Copacabana (guarda de trânsito, dona de casa, salva-vidas, vendedor de picolé, pescador da Colônia de Pesca do Posto 6, dentre outros)
  • Caleidoscópio - Uma visão de Copacabana em 24 passeios temáticos, em textos redigidos por Ana Madureira de Pinho, Analéa Rego, Anneliese Schmidt, Eliane Costa, Jorge Salek Aude e Elisa Martins.
  • Noite, folia... CopaMUSICAbana! - Depoimentos de Billy Blanco, Braguinha, Clovis Bornay, Maneco Müller, Mario Telles, Miele, Roberto Menescal e Sergio Cabral ilustram um delicioso texto redigido pelo pesquisador Jorge Salek Aude, que aborda, desde o Show Opinião ao Réveillon na praia, passando pelo Golden Room do Copacabana Palace e pelo Beco das Garrafas.

    Tudo isso embalado pelas músicas Copacabana (Princesinha do Mar), de Braguinha e Alberto Ribeiro (ADDAF), Sábado em Copacabana, de Dorival Caymmi (Ed. Irmãos Vitale), Copa Bossa (Paulo Malaguti) e Copacabana, fox-trote de Gastão Lamounier.

    A seção Créditos traz a descrição detalhada de toda a equipe.